Você conhece o Schwannoma Vestibular?
Também conhecido como Neurinoma do Acústico, ele é um tumor benigno no nervo vestibulococlear (VIII nervo craniano), o qual se localiza entre o conduto auditivo interno e o tronco encefálico. Este é o nervo que transmite a informação do labirinto para o cérebro, e é formado por uma bainha de mielina que o envolve, o tumor se dá justamente devido ao desenvolvimento inadequado desta bainha.
Este tumor, que não é câncer, acaba comprimindo o nervo vestibulococlear, porém, em geral, é um tumor indolente, de crescimento lento, o que possibilita uma adaptação do sistema nervoso, daí muitos que têm esta doença poderem ser assintomáticos.
Porém aquelas pessoas com tumores maiores ou de velocidade de crescimento acelerada, acabam apresentando alguns sintomas, tais como:
- Perda de audição;
- Zumbido ou tinnitus;
- Tonturas, vertigens e desequilíbrio;
- Alterações da sensibilidade da face: dor crônica, formigamento ou até perda da sensibilidade da face;
- Paralisia facial.
Na maioria das vezes o seguimento é clínico, realizando o acompanhamento através de exames de imagem e funcionais. Entretanto em alguns casos há indicação de intervenção que é realizada através de radioterapia, ou até mesmo a remoção cirúrgica, dependendo do caso.
O tratamento dos sintomas costuma ser através de medicações e adoção de medidas de adaptação, como uso de próteses auditivas e reabilitação do equilíbrio.
Mantenha consultas regulares com um médico otoneurologista. O diagnóstico precoce sempre é a melhor solução!