Provavelmente você já se sentiu ou vai se sentir um pouco tonto em algum momento. A tontura é uma sensação de instabilidade e perda de equilíbrio (frequentemente confundida com vertigem e labirintite). Normalmente ela atinge pessoas com idade acima de 50 anos, sendo a maioria mulheres. Ela pode ser um sinal de alerta para:
- Distúrbios vestibulares;
- Problemas cardiovasculares;
- Problemas neurológicos;
- Problemas metabólicos;
- Patologias psicológicas.
- Quando a tontura é persistente, devemos procurar a orientação de um especialista pois ela pode ser sintoma de outras doenças, como:
VPPB (Vertigem Posicional Paroxística Benigna): Uma das causas mais comuns de vertigem. Trata-se de um distúrbio vestibular periférico ocasionado por problemas nos “cristais do labirinto” (otólitos), onde a sensação de tontura e vertigem ocorre principalmente aos movimentos da cabeça.
Alterações da pressão arterial: Muito conhecida por causar tontura, ela normalmente acontece depois de se levantar muito rápido, não se alimentar bem ou por outros problemas de saúde.
Neurite vestibular: É a inflamação dos nervos que conectam a orelha interna ao cérebro. Pode ser causada por infecções, doenças autoinflamatórias e doenças desmielinizantes.
Doença de Menière: Se trata do acúmulo excessivo ou aumento da pressão do fluido na orelha interna, de forma progressiva. Pode provocar também zumbido e perda auditiva.
Enxaqueca vestibular: É uma cefaléia que pode causar dor latejante na cabeça e alterações no sistema vestibular, provocando tontura, vertigem e até sintomas auditivos como o zumbido.
Se você tem sentido tontura frequente, procure um otoneurologista, especialista que cuida das doenças do equilíbrio.