A SDCSS, ou Síndrome de Deiscência do Canal Semicircular Superior, é uma doença rara, que compõe o diagnóstico diferencial da Síndrome da Terceira Janela.
Ela se caracteriza, principalmente, por sintomas vestibulares (tais como crises de vertigem e desequilíbrio crônico), muitas vezes desencadeados por estímulos sonoros intensos ou por um aumento na pressão intracraniana (por exemplo, devido tosse ou esforço físico).
Alguns portadores da doença podem ter também sintomas auditivos, como diminuição da audição, sensação de eco da própria voz e de ouvido entupido, zumbido, podendo também passar a escutar sons produzidos pelo próprio organismo, como as batidas do coração, movimentos dos olhos, e escutar os pés tocarem o chão.
O quadro ocorre devido uma falha na cobertura óssea do canal semicircular. Estima-se que cerca de 0,7% da população no geral possui a deiscência completa do canal semicircular, e que 1,3% possuem uma diminuição parcial da camada óssea sobre o canal.
Portanto, ao apresentar qualquer um dos sintomas descritos acima, procure um otoneurologista que nós estaremos aptos para lhe auxiliar!