
Você já se perguntou para que servem os exames otoneurológicos?
Primeiramente, o que é a otoneurologia?
A otoneurologia é uma área dedicada ao estudo do equilíbrio corporal e da audição, funções desempenhadas respectivamente pelos sistemas vestibular e auditivo.
Quando o sistema vestibular tem problemas é aí que a pessoa pode passar a apresentar tonturas, vertigens e desequilíbrio.
Em uma avaliação otoneurológica, o paciente é analisado de forma geral. Porém, as atenções são concentradas na funcionalidade do sistema vestibular.
Os exames otoneurológicos servem para identificar algumas situações referentes ao sistema vestibular:
- Se ele funciona bem ou não, permitindo o “Diagnóstico Funcional”;
- Qual porção está alterada, o chamado “Diagnóstico Topográfico”, ou seja, se a alteração de funcionamento está no labirinto (neste caso nos canais semicirculares e órgãos otolíticos), nos nervos vestibulares (que transmitem a informação do labirinto para o encéfalo), ou no encéfalo (se a alteração está aqui temos um acometimento do sistema nervoso central).
- Quando o médico tem a história clínica do paciente, associada ao diagnóstico funcional e topográfico, isso permite muitas vezes, porém nem sempre, chegar a um “Diagnóstico Etiológico” (o que causou o problema, ou o “nome da doença”).
Alguns sinais de alerta devem ser levados em consideração, como:
- Náuseas;
- Vômitos;
- Palidez;
- Sudorese;
- Desequilíbrio;
- Taquicardia;
- Sensação de perda de consciência ou desmaios;
- Zumbido ou tinnitus;
- Sensação de ouvido entupido;
- Quedas.
Se você apresentar um desses sintomas, procure um otoneurologista. Ele poderá realizar a avaliação otoneurológica para o seu caso!