Dicas para aliviar a rinite alérgica - Dr. Rodrigo

Dicas para aliviar a rinite alérgica

Esse tempo não ajuda muito quem tem rinite alérgica, né?!

Primeiramente, você sabe o que é a rinite alérgica?

Rinite é a inflamação da mucosa nasal e dos seios paranasais, desencadeada pela exposição a substâncias específicas, chamadas de alérgenos, que podem ser diferentes de uma pessoa para outra. Os principais sintomas que podem causar são: obstrução nasal(nariz entupido), prurido nasal, espirros e coriza.
Sabendo disso, vou te dar algumas dicas de como prevenir as crise, veja abaixo:

1- Deixe seu ambiente sempre bem limpo: é muito difícil controlar sua rinite alérgica quando a casa ou o local que você fica não está favorável. Atenção especial a tudo aquilo que acumula pó, ácaros e gera mofo. Por isso deve-se evitar cortinas e tapetes, higienizar com regularidade o ar condicionado de casa e do carro, lavar roupas que estejam guardadas por um longo tempo antes de utilizá-las, evitar frequentar ambientes com bichos de pelúcia, cuidar de locais com umidade e vazamentos de água (em especial se isto afetar o quarto da pessoa com rinite), etc.

2- Faça lavagem nasal periodicamente: isso irá te ajudar a prevenir, controlar e tratar a rinite. Use soro fisiológico, lembrando de direcionar o jato aplicado sempre em direção a porção lateral de cada fossa nasal, nunca aplicar o jato em direção ao septo nasal, devido ao risco maior de sangramento nasal, também chamado de epistaxe, se fizer isso;

3- Importante deixar as janelas, sempre que possível, abertas. A ventilação adequada dos ambientes é fundamental.

Com estas dicas, a rinite alérgica será melhor controlada e você terá menos crises.