Rinite é sempre igual? - Dr. Rodrigo

Rinite é sempre igual?

A rinite é uma inflamação da mucosa que reveste os seios da face e cavidade nasal, conhecida por sua sintomatologia que costuma durar minutos ou dias, sendo classificada como aguda se durar alguns dias e crônica se persistir por meses.

Os 5 principais sintomas da rinite são:

1- Coriza;
2- Espirros;
3- Coceira no nariz e olhos;
4- Obstrução nasal;
5- Diminuição da capacidade de sentir cheiro.

Mas rinite é sempre igual?

Não! Além de classificada pelo tempo da presença de sintomas, a rinite também pode ser diferenciada pelos fatores que a ocasionaram. Conheça alguns deles abaixo:

  • Rinite Alérgica: O mais comum tipo de rinite. Acontece devido a inalação de aeroalérgenos, ácaros, fungos, pêlos de animais.
  • Rinite não-alérgica (Vasomotora): é uma condição crônica agravada pelo ar seco, onde o ingurgitamento vascular intermitente da mucosa nasal, faz com que o paciente tenha uma secreção nasal mais aquosa, além de espirros. Comum com mudanças de temperatura, ao se alimentar com alimentos quentes (tais como sopas), e frequente nos idosos
  • Rinite Atrófica: Esse é o tipo mais raro de rinite. Acontece devido a uma doença nasal crônica, chamada “rinite ozenosa”, que promove a formação de crostas e secreção com muco e cheiro desagradável.
  • Rinite Hormonal: Neste caso, devido a alterações hormonais como na puberdade, menopausa, gravidez, etc) ou por alterações endócrinas, os estrógenos ocasionam a congestão vascular do nariz, levando a obstrução ou hipersecreção nasal.

Existem ainda as rinites que podem ser desencadeadas por infecções, medicamentos e outras.

Rinite tem tratamento! Consulte um médico Otoneurologista!