Você sabia que uma parcela considerável da população brasileira possui algum nível de deficiência auditiva? E não necessariamente essas pessoas nasceram com essa perda de audição! Em muitos casos, a perda auditiva é causada durante a vida!
Na maioria dos casos, a perda auditiva vai aumentando gradualmente sem que seja percebido o processo, e o paciente só percebe que a audição diminuiu em determinados momentos de dificuldade. Mesmo assim, nem sempre essa dificuldade para ouvir recebe a devida importância, prolongando o processo de perda.
Os sintomas normalmente não são claros, mas prestar atenção neles pode fazer total diferença, porque com um diagnóstico em tempo, é possível iniciar um tratamento mais eficaz.
Conheça abaixo alguns dos sinais que podem ser um alerta para cuidar da sua saúde auditiva:
- Sensação de ouvido sempre entupido;
- Dificuldade de entendimento em conversas ao vivo ou ao telefone;
- Necessidade de ter o volume da televisão cada vez mais alto;
- Zumbido constante no ouvido;
- Isolamento social.
Se você tem notado os sinais acima, procure um médico otorrinolaringologista. Ele poderá avaliar seu caso através de exame físico e exames complementares, como a audiometria, o BERA, as emissões otoacústicas, e até a ressonância magnética.
A perda auditiva pode comprometer a sua qualidade de vida. Cuide da saúde do seu ouvido! Entre em contato e agende sua consulta!