
Neste clima, não é muito favorável para quem lida com alergias respiratórias, concorda?!
Primeiramente, você sabe o que é a rinite alérgica?
A rinite é a inflamação da mucosa nasal e dos seios paranasais, desencadeada pela exposição a substâncias específicas, denominadas alérgenos, que podem variar de uma pessoa para outra. Os principais sintomas que podem ocorrer são: congestão nasal (nariz entupido), prurido nasal, espirros e secreção nasal.
Tendo isso em mente, vou compartilhar algumas sugestões sobre como evitar as crises. Confira abaixo:
1- Mantenha o seu ambiente sempre limpo: é um desafio controlar a sinusite alérgica quando a casa ou o local onde você passa o tempo não está favorável. Dê atenção especial a tudo o que pode acumular poeira, ácaros e mofo. Portanto, evite cortinas e tapetes, faça a manutenção regular do ar condicionado em casa e no carro, lave roupas que estiverem guardadas por muito tempo antes de usá-las, evite locais com pelúcias, cuide de áreas úmidas e vazamentos de água (especialmente se isso afetar o quarto da pessoa com rinite), etc.
2- Realize irrigação nasal regularmente: isso pode ajudar a prevenir, controlar e tratar a sinusite. Use solução salina e lembre-se de direcionar o jato aplicado para a parte lateral de cada narina, nunca aplique o jato na direção do septo nasal, pois isso aumenta o risco de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, caso o faça;
3- Mantenha as janelas abertas sempre que possível. A ventilação adequada dos ambientes é essencial.
Com essas dicas, a rinite alérgica pode ser melhor controlada, reduzindo a frequência das crises e proporcionando mais conforto.