Já se questionou sobre a origem daquela sensação de ouvido tampado?
Existem várias razões que podem levar à percepção de que os ouvidos estão obstruídos ou cheios, sendo que o termo médico é plenitude aural. É essencial estar ciente delas para prevenir possíveis complicações.
Os principais fatores são:
Inflamação no ouvido: o nome técnico é otite, a sensação de ouvido entupido ocorre devido à inflamação na orelha externa ou média, frequentemente acompanhada por abaulamento e redução da mobilidade da membrana timpânica, bem como acúmulo de secreção tanto na região timpânica quanto no canal auditivo externo.
Excesso de cerúmen: outra causa comum para a sensação de ouvido cheio é o acúmulo de cerúmen, que pode acabar bloqueando o canal auditivo externo.
Disfunção da tuba auditiva: alterações no canal que conecta o ouvido ao nariz e tem a função de igualar a pressão da orelha média com a pressão ambiente. Quando esse canal não funciona adequadamente, podem ocorrer diferenças nas pressões entre a porção média e externa do ouvido afetando a percepção sonora, como a sensação durante descidas em áreas montanhosas ou voos de avião.
Perda auditiva súbita: às vezes, a sensação de ouvido tampado pode resultar de uma perda repentina da audição. O diagnóstico e tratamento específico devem ser realizados o mais rápido possível para aumentar as chances de recuperação da audição, pois esses casos apresentam riscos de sequelas permanentes.
Doença de Menière: a sensação de ouvido entupido, tonturas, zumbidos persistentes e até mesmo perda de audição são alguns dos sintomas que podem ocorrer durante as crises dessa condição, a qual ocorre por alterações nas pressões dos líquidos na orelha interna, conhecida como hidropisia endolinfática. Essa condição possui tratamento que deve ser iniciado o mais breve possível para evitar complicações futuras.
Para identificar as causas desses problemas, é fundamental consultar um médico otoneurologista, o profissional mais adequado para diagnosticar e tratar essas condições.