A labirintite surge quando há uma inflamação nas estruturas da orelha interna, frequentemente de origem infecciosa, o que pode prejudicar tanto o seu equilíbrio quanto a audição, uma vez que essas duas áreas estão intimamente relacionadas.
E surge sempre a pergunta: Labirintite resulta em perda auditiva?
Normalmente, as labirintites são marcadas por uma crise de vertigem intensa, aquela sensação ilusória de movimento, associada à diminuição súbita da audição de um ouvido.
Esse quadro geralmente é temporário, com melhora dos sintomas após o tratamento apropriado do paciente. No entanto, em algumas situações, pode ocorrer uma perda residual da audição, que varia em grau, indo desde uma perda auditiva parcial até a completa perda de audição no ouvido afetado.
O tratamento adequado e iniciado precocemente reduz as chances de sequelas, como a perda definitiva de audição.
É importante ressaltar que estamos discutindo especificamente a labirintite, e não outras causas de tontura que frequentemente são erroneamente chamadas de labirintite.
Portanto, é fundamental buscar um médico otoneurologista para identificar seu diagnóstico, orientar o tratamento adequado, e assim prevenir o agravamento da sua labirintite e possíveis sequelas.