
A enxaqueca é uma condição neurológica que comumente se manifesta por meio de crises de dores de cabeça, e além disso, pode apresentar sintomas como vertigem, desequilíbrio, tonturas, instabilidade e extrema sensibilidade aos movimentos, entre outros. Muitos casos de enxaqueca estão associados à enxaqueca vestibular, caracterizada pela combinação de enxaqueca e tonturas em uma mesma pessoa, geralmente em pelo menos 50% das crises.
As crises frequentemente são desencadeadas por diversos estímulos, como movimentos, luzes, odores, ingesta de alguns alimentos, entre outros, levando a pessoa a se tornar muito sensível a movimentos em veículos e cenas de ação, por exemplo. Até mesmo os movimentos do próprio corpo, como virar a cabeça, podem resultar em tonturas. Outros fatores desencadeadores incluem:
- Estresse;
- Jejum prolongado;
- Qualidade do sono;
- Menstruação;
- Esforço físico;
- Barulho;
- Consumo de certos alimentos.
Estudos indicam que a enxaqueca vestibular é uma das principais causas de tonturas crônicas na população. Se você se identificou com os sintomas mencionados, é aconselhável procurar um médico otoneurologista!