O Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico ou Audiometria de Tronco Encefálico, também conhecido pelas siglas BERA, ou PEATE, ou ABR, é um exame eletrofisiológico que avalia a integridade das vias auditivas.
O exame é baseado na captação de sinais de condução neural, que se dá por meio de sensores fixados à pele. Essa resposta ocorre após estímulos sonoros realizados com o uso de fones de ouvido, e em situações excepcionais por estímulos de vibração(estímulo por via óssea).
Ele é indicado para avaliar pacientes com suspeita de alteração no funcionamento das vias auditivas, podendo ser empregado em pessoas com queixas de zumbido, perda de audição, questões trabalhistas sobre perda de audição, e até em alguns casos de tontura e doenças neurológicas.
Podemos dividir em 2 categorias de exame: o BERA Neurológico, que o mais comumente realizado, onde o objetivo principal é avaliar a integridade de condução neural nas vias auditivas; e o BERA Pesquisa de Limiar, utilizado para obter o limiar eletrofisiológico de condução neural, ou seja, qual a menor intensidade sonora que desencadeia uma resposta neural nas vias auditivas, por isso que nos últimos anos passou a integrar o protocolo de avaliação de Triagem Auditiva Neonatal Universal (TANU).
O exame é indolor e pode durar até cerca de 40 minutos, é necessário o repouso absoluto durante sua realização, por isso em alguns casos ele é feito com o paciente dormindo ou sob sedação, podendo excepcionalmente inclusive ser necessária a realização de anestesia.
Caso você ou algum familiar necessite da avaliação acima, busque a avaliação de um otoneurologista! Lembrando que temos este e outros exames em nosso consultório, caso precise nos procure!