Você já se sentiu um pouco tonto ou tem algum parente que se queixa de tontura? Quase todo mundo passa por alguns segundos de desorientação espacial em algum momento da vida. Mas a tontura pode ser um sintoma de várias doenças quando é persistente, sendo necessário cuidado e acompanhamento médico para um diagnóstico correto.
Antes de explicar o que pode causar tontura, é importante entender o conceito de tontura. Com ocorrência mais frequente em mulheres a partir dos 50 anos, a tontura é uma sensação de instabilidade e perda de equilíbrio. Muitas vezes é confundida com vertigem e labirintite, por isso é preciso saber diferenciar cada sintoma e condição para realizar um tratamento adequado.
Diferentemente da tontura, a vertigem é a percepção de que as coisas ou o ambiente ao redor estão girando ou se movendo. Ela é um tipo de tontura. Já a labirintite é uma inflamação no labirinto, que é a estrutura interna do ouvido que nos ajuda na audição e no equilíbrio. Portanto, nem toda tontura é labirintite. Essa é apenas uma das condições que podem afetar o labirinto e tem como sintoma a tontura.
Veja mais
Você já sentiu vertigem?Sabendo disso, muitos se perguntam: o que mais causa tontura? A Associação de Transtornos Vestibulares dos Estados Unidos explica que a tontura geralmente é um sinal primário de um distúrbio vestibular, mas também pode ser um sinal de problemas cardiovasculares, neurológicos, metabólicos e psicológicos. Confira, a seguir, 5 doenças que podem causar tontura.
O que causa tontura?
1. Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB)
Este é um distúrbio vestibular periférico que acontece quando pequenos cristais que ficam dentro do labirinto se soltam e se movem. Ela é uma das causas mais comuns de vertigem e pode ocorrer por movimentos específicos da cabeça e devido à degeneração das células com o envelhecimento.
2. Doença de Menière
Esta é uma condição progressiva que envolve o acúmulo excessivo ou aumento da pressão do fluído na orelha interna. Doenças metabólicas, como o diabetes, e enxaqueca podem agravar a doença, que também pode provocar zumbido e perda auditiva.
3. Neurite vestibular
Assim como a labirintite, a neurite vestibular é um distúrbio em consequência de um mecanismo inflamatório. No caso da neurite, ela é a inflamação de nervos que conectam a orelha interna ao cérebro. Pode ser devido infecções, doenças autoinflamatórias, tumores e doenças desmielinizantes.
4. Enxaqueca vestibular
Esse tipo de cefaléia causa uma dor latejante na cabeça, mas pode também produzir alterações no sistema vestibular durante o período de crise. Isso leva em alguns casos à tontura. Pode ocorrer também sensação de zumbido. Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, a enxaqueca vestibular atinge 1% da população, principalmente as mulheres.
5. Queda da pressão arterial
Essa é uma das causas mais conhecidas de tontura. Quando há uma queda da pressão arterial pode haver uma leve tontura ou até mesmo desmaio. Isso pode acontecer depois de se levantar muito rápido, não se alimentar bem ou como consequência de outros problemas de saúde.
Cada condição tem sua particularidade e precisa de um tratamento diferente. Tonturas constantes podem afetar a qualidade de vida, causar acidentes e sinalizar condições de saúde graves. Por isso, é muito importante consultar um médico. O otoneurologista é o especialista que cuida das doenças do equilíbrio.