A enxaqueca vestibular, também conhecida como migrânea vestibular, é caracterizada pela coincidência temporal entre os episódios de enxaqueca e os sintomas vestibulares, podendo afetar pessoas de todas as idades.
Os episódios de migrânea vestibular podem durar de minutos a horas. Geralmente, os pacientes experimentam dores de cabeça, náuseas, sensibilidade à luz e ao som, juntamente com sintomas de tontura e vertigem, que podem ocorrer antes, durante ou após a crise de cefaléia.
É comum a sensação de que o ambiente ao redor está em movimento, e os pacientes também podem se sentir desequilibrados, como se estivessem embriagados, o que causa instabilidade postural.
Além disso, é possível que o paciente passe por longos períodos com apenas dores de cabeça, e anos depois, os sintomas de tontura surjam.
Aqui estão alguns sintomas comuns da migrânea vestibular, além de tontura e dor de cabeça:
- Enjoo;
- Sensibilidade à luz;
- Intolerância a movimentos;
- Irritabilidade;
- Dificuldade em ler enquanto se move ou em veículos que fazem curvas;
- Fadiga;
- Sensação de cabeça cheia ou pesada;
- Dificuldade de concentração.
Os fatores desencadenates dessa condição podem estar relacionados ao estresse, longos períodos sem alimentação ou sono, exposição a luzes intensas e o consumo de alimentos como café, refrigerantes e doces.
Se você tem experimentado tonturas acompanhadas de dores de cabeça, é recomendável procurar um médico otoneurologista!