Entenda a Vertigem Central - Dr. Rodrigo

Entenda a Vertigem Central

Quem sente tontura e busca tratamento nem sempre consegue obter um diagnóstico imediato, pois, como dissemos em outro post, há inúmeros tipos de tonturas. Boa parte delas são tratadas pelo otorrinolaringologista, preferencialmente pelo otoneurologista, mas muitas vezes a abordagem multiprofissional é necessária.

Falaremos hoje sobre a Vertigem Central. Siga lendo para conhecer mais sobre o assunto!

Por onde começar?

A ida a um otoneurologista é o caminho. Na consulta com o médico, ele fará um exame físico e questionará sobre como é sua tontura. Algumas perguntas que o profissional possivelmente fará são:

As crises acontecem de repente ou dão sinais de que ocorrerão?
Você sente outras coisas além da tontura, como náuseas e palidez?
Alterações auditivas acontecem, como zumbidos no ouvido, por exemplo?
Quando você movimenta a cabeça as crises pioram?
Quanto tempo os episódios costumam durar?
As crises ocorrem com qual frequência?

A partir disso, o especialista poderá chegar a um diagnóstico, solicitar exames complementares, orientar um tratamento ou até mesmo solicitar a avaliação por algum outro profissional. Como o foco do nosso post é a Vertigem Central, trataremos dela a partir de agora.

O que é Vertigem Central?

Vertigem central é aquela cuja origem está ligada ao sistema vestibular em sua porção central, ou seja, basicamente no cérebro e estruturas contíguas. É importante que você saiba que este tipo é mais raro, correspondendo a cerca de 10 à 15% dos casos. Apesar disso, ele sugere causas mais sérias para o problema, como isquemia do tronco cerebral e infarto do cerebelo.

Para se ter uma idéia de como diferenciar vertigens cuja causa é periférica daquelas originadas no sistema vestibular central, saiba que, no segundo caso, as tonturas, geralmente, começam de forma gradual, tem intensidade leve, e não são acompanhadas de sintomas auditivos, assim como não apresentam náuseas, vômitos e sudorese.

O tratamento varia em função da causa. As mais comuns são Acidentes Vasculares Encefálicos (AVEs: Isquemia do Tronco Cerebral, Infarto do Cerebelo etc), Doenças Desmielinizantes (como Esclerose Múltipla) e Infecções do Sistema Nervoso Central.

Para começar a investigar de onde vêm as suas tonturas, procure um médico especialista! O Doutor Rodrigo Cesar Silva é médico otorrinolaringologista e otoneurologista. Ele tem grande experiência no diagnóstico e no tratamento de tonturas. Marque hoje mesmo a sua consulta