Você está familiarizado com o exame de Vídeonistagmografia?
Esse exame não-invasivo é utilizado para avaliar casos de tontura e vertigem, através da análise dos movimentos oculares desencandeados por estímulos visuais, posicionais e calóricos, permitindo avaliar o funcionamento dos sistemas oculomotor e vestibular, podendo assim indicar se há um comprometimento destes sistemas e o local mais provável acometido (periférico ou central).
Para a execução do exame, coloca-se um óculos (parece com uma máscara de mergulho), que através de câmeras de varredura com alta velocidade e sensíveis a infravermelho, permitindo a detecção de seus movimentos oculares. Em seguida, diversos estímulos visuais são apresentados em uma barra de LEDs, e o paciente deve acompanhar esses movimentos com o olhar, sendo registrados.
São realizados testes também em que é solicitado ao paciente olhar para os lados, para cima, para baixo, e testes posicionais, em que o paciente é colocado deitado em algumas posições.
Adicionalmente, são realizados estímulos calóricos, utilizando ar ou água quente e fria, para registrar os movimentos oculares e avaliar o Reflexo Vestíbulo-Ocular (RVO). Também podem ser aplicados estímulos de movimento, como a rotação da cadeira em que o paciente está sentado, para mais uma vez registrar os movimentos oculares.
Caso esteja com tontura este é um dos exames comumente realizados na avaliação.
Se você ou algum familiar tem problemas de tontura e vertigem procure um médico otoneurologista, que é o profissional que poderá lhe auxiliar no diagnóstico e tratamento desta situação.