Normalmente, a Iatrogenia está ligada a Reação Adversa a Medicamentos.
Trata-se de uma resposta nociva e não-intencional ao tratamento proposto. Isso pode ocorrer em decorrência da dose e da sensibilidade de cada organismo à medicação utilizada; ou ainda pela associação de inúmeras medicações, muitas vezes potencializando os efeitos colaterais, o que pode resultar em diversas consequências, entre elas tonturas e quedas, ou até mesmo zumbidos e perda de audição.
Podemos utilizar como exemplo o uso de quimioterapia para o tratamento de uma pessoa com câncer. O medicamento que serve para curar do câncer, pode muitas vezes causar náuseas, fraquezas ou quadro de desequilíbrio crônico, estes sintomas decorrentes do tratamento se devem a uma ação nociva da medicação, porém por muitas vezes são um “mal menor” em função de um tratamento para um “mal maior”.
Alguns antibióticos, medicamentos para hipertensão, diuréticos, podem causar sintomas otoneurológicos temporários ou até mesmo levar a sequelas crônicas. Em geral, os idosos estão mais propensos a esse tipo de situação, visto que, em decorrência das comorbidades que por vezes apresentam, são utilizados muitos remédios no dia a dia tendo por objetivo seu tratamento e bem-estar.
Por esse motivo, é recomendado fortemente que uma pessoa, em especial idosa, nunca seja medicado sem orientação médica.
Mantenha sempre as consultas de rotina em dia, e não hesite em procurar um Otoneurologista. Esse profissional te auxiliará nos problemas com seu equilíbrio corporal, e disfunções auditivas.