![](https://otoneuro.med.br/wp-content/uploads/2022/09/Rodrigo-Blog-copiar-2.jpg)
Você já se perguntou o que causa aquela sensação de ouvido tapado?
Há diversos motivos que podem levar à impressão de que os ouvidos estão entupidos ou cheios. Por isso é importante atentar-se a eles, para evitar maiores problemas.
Os principais são:
- Infecção de ouvido: conhecida como otite, a sensação de ouvido tapado é causada pela inflamação na orelha externa ou média, muitas vezes com abaulamento e diminuição da mobilidade da membrana timpânica ou até mesmo por acúmulo de secreção tanto na reigão timpânica quanto no canal auditivo externo;
- Excesso de cerumen: outra causa comum para a sensação de ouvido cheio é o acúmulo de cerumen, que pode acabar vedando o canal auditivo externo.
- Disfunção da tuba auditiva: alteração no canal que liga o ouvido ao nariz, e que tem a função de igualar a pressão da orelha média com a pressão do ambiente. Quando este canal não funciona adequadamente, temos diferença destas pressões, alterando a percepção sonora – por exemplo, sensação similar a que temos ao descer a serra ou durante voos de avião;
- Surdez súbita: às vezes a sensação de ouvido tampado pode ser decorrente de uma diminuição súbita da sua audição. O diagnóstico e o tratamento específico precisam ser realizados o quanto antes, para aumentarmos as chances de recuperação da audição, sendo que nestes cados há riscos de sequelas permanentes.
- Doença de Menière: sensação de ouvido entupido, tonturas, zumbidos constantes e até perda de audição são alguns sintomas que podem ocorrer nas crises desta doença, que se deve a alterações nas pressões dos líquidos presentes na orelha interna, fenômeno chamado de hidropisia endolinfática. Esta condição tem tratamento, e que deve ser implementado assim que possível para evitar maiores complicações.
Para saber o que pode causar esses problemas, é imprescindível procurar um otoneurologista, que é o médico mais indicado para realizar o tratamento e solucioná-los.