
O zumbido no ouvido é mais comum do que se pensa. Cerca de 30% das pessoas escutam um barulho sem a existência de uma fonte sonora em algum momento de suas vidas, de acordo com a Associação Britânica de Zumbido. Além disso, 10% da população vive com um zumbido persistente. Mas o que causa esse ruído?
Também chamado de tinnitus, o zumbido geralmente é o sintoma de algum distúrbio. O barulho pode ser intenso ou baixo e afetar um ouvido ou os dois. Existem vários tipos de zumbidos que são descritos normalmente como:
- Apito;
- Chiado;
- Cigarra;
- Grilo;
- Cachoeira;
- Panela de pressão;
- Motor;
- Rádio fora de sintonia.
De acordo com a Associação de Transtornos Vestibulares dos Estados Unidos, a maioria dos zumbidos está associada a danos no sistema auditivo. Mas também pode estar relacionada com outros fatores, como alterações na mordida (ATM), tumores de cabeça ou pescoço, além de exposição a certas drogas e problemas cardiovasculares. Confira algumas das causas mais comuns de zumbido.
Perda auditiva por exposição a ruído
Na maioria dos casos, o zumbido aparece como consequência de um processo de perda auditiva. Ficar exposto a ruídos altos constantemente sem proteção, como shows, decolagem de avião, extrapolar o volume médio indicado para ouvir música com fones, entre outros casos, pode afetar os ouvidos. E para tentar compensar a perda de audição, partes do ouvido trabalham mais, o que provoca o zumbido.
Distúrbios vestibulares
O zumbido pode ser um sinal de doenças do sistema vestibular, que é constituído por estruturas que ficam no interior de cada ouvido e que ajudam no equilíbrio do corpo. Doença de Méniere, Migrânea Vestibular e Otosclerose são alguns exemplos de transtornos vestibulares que podem provocar zumbido.
Obstruções na orelha externa e média
Bloqueios no canal auditivo, que podem ser causados por cera de ouvido em excesso, congestão nasal ou objetos estranhos, podem causar alterações de pressão sobre a membrana timpânica. Em muitos casos, a remoção da obstrução alivia os sintomas do zumbido. Porém, em algumas situações, o bloqueio pode causar danos permanentes levando ao zumbido crônico.
Veja mais
Conheça os 4 diferentes tipos de tonturaTranstornos da ATM
A articulação temporomandibular é importante para várias ações, como mastigar, falar e engolir, mas ela também pode afetar o ouvido. Ao se localizar tão perto da orelha, danos na ATM podem gerar zumbidos.
Quem escuta um zumbido constante deve procurar um otorrinolaringologista para uma avaliação médica e a realização de exames. O tinnitus pode prejudicar a qualidade de vida do paciente, mas com um tratamento adequado isso pode ser controlado.
Vale ressaltar que zumbido, em geral, tem tratamento. Os objetivos iniciais no tratamento do zumbido são: diminuir o grau de incômodo com a sensação; minimizar ou desaparecer com a percepção deste som anormal; melhorar a qualidade de vida de quem sofre com o tinnitus.