O que fazer em caso de tontura? - Dr. Rodrigo

O que fazer em caso de tontura?

Ao sentir tontura, além da péssima sensação que sentimos, nos perguntamos: o que devo fazer para essa sensação passar?

Ao ter a sensação de tontura, vertigem ou perda de equilíbrio, você pode experimentar algumas das medidas a seguir para se sentir melhor:

  1. Tomar um ar
    Se você está em um ambiente quente e abafado, a tontura pode ser decorrente do calor excessivo, que leva à dilatação dos vasos sanguíneos e causa uma queda da pressão arterial. Por isso, uma das dicas para aliviar esse desconforto busque um local mais fresco e arejado.
  1. Beber água
    Tomar água contribui para manter o organismo bem hidratado, aumenta o volume dos líquidos circulantes na corrente sanguínea, o que também possibilita que a pressão arterial fique mais estável, e consequentemente minimize a sensação de tontura causada pela hipotensão arterial. Para isso, é importante beber água de maneira frequente e, principalmente, ainda mais se for num ambiente de muito calor. Contudo, se a tontura for acompanhada por náuseas ou enjoos, essa dica não é indicada, pois beber muita água pode acabar provocando vômitos.
  1. Ficar sentado
    Ao sentir tontura, você perde o equilíbrio, pode cair e acabar se machucando gravemente. Além disso, muitas vezes os movimentos corporais, principalmente da cabeça, agravam ainda mais a sensação de tontura e vertigem. Por isso, o melhor é permanecer sentado, apoiado e sem se movimentar até que esse sintoma melhore. Na hora de se levantar, lembre-se de fazer isso vagarosamente para evitar sofrer uma queda brusca de pressão e vertigem, o que pode levar a queda, e se possível com o auxílio de alguém.
  1. Olhe para um ponto fixo
    Tente manter o olhar num ponto fixo, distante ao menos de cerca de 1 metro. No início isto pode incomodar bastante, porém após alguns segundos até minutos, a tontura geralmente acaba diminuindo. Muitas vezes de maneira instintiva é comum fechar os olhos, porém a sensação de tontura costuma perdurar ainda mais desta maneira.

Em caso de tonturas persistentes e repentinas, procure um otoneurologista!