
A síndrome da terceira janela é uma patologia descrita pela primeira vez na literatura médica em 1998. Por ser algo relativamente recente, nos últimos anos, tem havido um importante avanço em termos de seu diagnóstico e tratamento.
Essa síndrome, geralmente, é provocada por uma falha óssea localizada no canal semicircular superior do ouvido interno. Pode ser devida uma fratura ou a uma alteração no crescimento ósseo, o que leva a um pequeno orifício na área.
O que é a Síndrome da Terceira Janela?
A Síndrome da Terceira Janela, é uma doença na qual há uma espécie de abertura ou fissura no sistema labiríntico, o que causa uma anormalidade na transmissão de energia dentro do labirinto, sua principal etiologia é a Deiscência dos Canal Semicircular Superior (DCSS). Ela pode ser de origem congênita, ou seja, desde o nascimento, ou ocorrer ao longo da vida, por exemplo após um trauma na cabeça.
O labirinto é uma estrutura localizada na orelha interna, tem função auditiva e vestibular(relacionada ao equilíbrio). Todo ele é preenchido por um líquido, que leva a transmissão de energia dos estímulos mecânicos de uma parte para a outra. Na porção anterior fica a cóclea, estrutura relacionada ao sistema auditivo; e na parte posterior, relacionada ao sistema vestibular, ficam os canais semicirculares e órgãos otolíticos.
Há duas “válvulas” fisiológicas no labirinto, as janelas redonda e oval, relacionadas ao mecanismo de transmissão de energia e também de regulação pressórica do fluído que o preenche. Todavia, em alguns casos, há uma abertura “extra” que provoca uma falha neste mecanismo, levando a uma dissipação de energia.
Sintomas da Síndrome da Terceira JanelaÉ exatamente por isso que o problema recebe o nome de Síndrome da Terceira Janela, ou seja, há uma janela a mais do que deveria, causando os sintomas que veremos a seguir:
• Vertigem;
• Tontura aos esforços;
• Quedas;
• Movimentos involuntários dos olhos (nistagmo);
• Diminuição da audição;
• Zumbido;
• Hipersensibilidade ou desconforto a determinados sons e
• Sensação de que o ouvido está entupido.
Para o diagnóstico, é fundamental a realização de anamnese (história clínica) associada a exame físico, bem realizados. O médico especialista também poderá solicitar exames de imagem com destaque para a tomografia computadorizada, além de testes auditivos e vestibulares.
Tratamento da Síndrome da Terceira Janela
Por ser um diagnóstico recente, parte dos profissionais da saúde ainda não estão habituados ou até atualizados em relação ao assunto, de forma que se deve sempre procurar por médicos especializados nessa área.
Assim, o otoneurologista, que é o profissional otorrinolaringologista que se dedica ao estudo do equilíbrio corporal e do sistema auditivo, é o especialista a quem se deve procurar. Este médico, está apto a realizar o diagnóstico e a iniciar o tratamento que pode ser baseado no emprego de alguns medicamentos ou, em alguns casos, optar pela cirurgia.
Caso esteja sentindo os sintomas aqui descritos, entre em contato conosco! O doutor Rodrigo Cesar Silva é Otorrinolaringologista e Otoneurologista, um especialista no assunto com vários anos de experiência. Será um prazer lhe atender e colaborar para a recuperação do seu bem-estar!