Você sabia que a tontura e o desequilíbrio podem se originar de causas emocionais?
Pois bem! Inclusive, é bastante comum que alterações psíquicas e psiquiátricas, tais como ansiedade, depressão, síndrome do pânico, sejam a causa ou fator associado a esta situação.
Isso acontece porque o sistema vestibular, que é o responsável pela sensação do posicionamento do corpo no espaço, também interage com outras áreas do cérebro ligadas às emoções.
Nesse caso, a tontura costuma ser descrita como sensação de atordoamento, desequilíbrio ou cabeça pesada, e pode acontecer em qualquer lugar ou momento do dia.
O diagnóstico mais comum nestes casos é a chamada Tontura Postural Perceptual Persistente (TPPP), que antigamente era também chamada de vertigem fóbica ou tontura subjetiva crônica.
Há tratamento para esta situação, onde geralmente usamos medicamentos e outras técnicas de apoio como: psicoterapias, meditação e reabilitação de equilíbrio.
Lembrando que, ainda que a causa seja emocional, o problema deve ser avaliado e tratado pelo especialista, portanto, não dispense a avaliação de um otoneurologista!