Tontura e Gestação - Dr. Rodrigo

Tontura e Gestação

Você sabia que a tontura na gravidez é um sintoma muito mais comum do que se pensa?

Essa sensação pode surgir desde as primeiras semanas de gravidez e recorrer ao longo de toda gestação. Pesquisas científicas apontam que 60 até 80% das mulheres apresentam este sintoma, e costumam ser mais intensos e recorrentes nos 2 primeiros trimestres.

Além disso outros sintomas otoneurológicos são mais frequentes na gestação, como zumbido, plenitude aural (sensação de ouvido entupido), e principalmente náuseas, as quais ocorrem em até 95% das gestantes no 1o trimestre, e felizmente vão diminuindo com o passar das semanas do período gravídico.

A tontura na gravidez é decorrente das inúmeras alterações hormonais que o corpo feminino fica submetido, alterando desde a regulação de líquidos corporais (levando, por exemplo, aos edemas de membros inferiores) até substâncias neurotransmissoras que agem no cérebro. Isso aumenta a frouxidão de ligamentos, contribui para alterações articulares e perturbação da função tátil, além de mudar a circulação diminuindo o retorno venoso.

Caso a gestante venha a sentir a tontura, deve-se sentar ou deitar, ficar calma e respirar fundo, se a sensação persistir ou for recorrente procurar um serviço médico especializado.

Caso você ou algum familiar se identifique com o quadro acima, procure um otoneurologista!