O Potencial Evocado Miogênico Vestibular (VEMP), é um exame utilizado para avaliar o sistema vestibular, mais precisamente a função dos órgãos otolíticos (que são estruturas do labirinto): o sáculo (VEMP Cervical) e o utrículo (VEMP Ocular).
O VEMP ocular avalia a via do reflexo vestíbulo-ocular referente ao utrículo, que por sua vez é a estrutura sensorial responsável pela percepção da aceleração no plano dos movimentos em que vamos para frente e para trás e de um lado para o outro, por isso alterações neste órgão pode causa a sensação de instabilidade e de oscilação corpórea, além de poder prejudicar a capacidade de percepção de verticalidade, ou seja, perceber que aquilo que vemos está um pouco tombado, como se fosse uma espécie de “Torre de Pisa”.
Esse exame é realizado com o emprego, geralmente, de fones de ouvido, que por sua vez irão desencadear respostas vestibulares que serão captadas em grupos musculares, abaixo dos olhos.
O VEMP ocular se mostrou, nos últimos anos, um método extremamente eficaz para avaliar a função utricular na mais diversas doenças vestibulares.
Entre em contato conosco! O Dr. Rodrigo Cesar Silva é Otorrinolaringologista e Otoneurologista, um especialista no assunto com vários anos de experiência.
Será um prazer lhe atender e colaborar para a recuperação do seu bem-estar!