
Na maior parte dos casos, o zumbido se origina por problemas no ouvido interno, mas outra possível causa é a cera excessiva: se o acúmulo tocar o tímpano, causando pressão, pode alterar a vibração do tímpano e, assim, gerar o zumbido, ou então se o cerumen formar uma rolha e ocluir por completo o conduto auditivo externo também podemos perceber o tinnitus.
Este efeito de oclusão é o chamado Efeito Tampão, similar aquilo que sentimos quando colocamos uma concha tampando a orelha e depois dizemos que estamos escutando o mar.
O cerumen é composto por restos de pele do canal auditivo (principalmente pela queratina) e por gordura (ácidos graxos), e tem função de nos proteger contra infecções na orelha externa. Geralmente o cerumen mais novo é clarinho e bastante fluido, e com o passar do tempo devido reações de oxidação, ele ficar acastanhado e endurecido.
Além de cera de ouvido, o zumbido pode se originar de diversas formas. Diante de tantas possibilidades, é importante que o zumbido seja corretamente identificado e tratado por um otoneurologista.
Isso pode melhorar muito sua qualidade de vida!